Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Arca do Senhor na casa de Obede-Edom.

Tema: A Arca do Senhor na casa de Obede-Edom.
Texto bíblico: I Crônicas 13: 05-14.
Pontos chave: I Crônicas 13: 12,13 e 14.
V12- E aquele dia temeu Davi a Deus dizendo: como trarei a mim a arca de Deus?
V13- Por isso Davi não trouxe a arca a si à cidade de Davi, porém a fez levar à casa de Obede-Edom o geteu.
V14- Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom três meses em sua casa e o SENHOR abençoou a casa de Obede-edom e tudo quanto tinha.
INTRODUÇÃO:
Esta palavra vem com propósito espiritual de Deus fazer com que buscamos a presença do Senhor  dentro dos princípios bíblico de Deus ( obediência ) e testificar que quando abrimos nosso coração, recebemos a presença de Deus e experimentamos uma transformação sobrenatural na área sentimental(alma), material e espiritual.
Neste contexto bíblico, vivenciaremos o poder e a glória de Deus mediante seu propósito na vida desse homem chamado Obede-Edom.
·        QUEM ERA OBEDE-EDOM:
Segundo estudos e pesquisas era descendente de Esaú, os edonitas; povos rivais de Israel. Seu nome Obede, significa escravo, servo. Edom descendente dos edonitas. Estava ali na beira do caminho de Quidom, uma vida de miséria, excluído do povo de Israel, por ser de outra descendência, retirado da cidade ele e sua mulher, pois ainda não tinha filhos. Vivendo numa terra assolada improdutiva sem sonhos e sem planos de prosperidade.
Com isso, veremos os  seguintes pontos:
1)A Arca do Senhor:
Quando Moises foi convocado por Deus para construir a Arca do Senhor no livro de Êxodo, ele diz que a sua presença iria com o povo. Significa que a Arca do Senhor é a presença de Deus em nossas vidas.


2)              Algo terrível ocorre no meio do caminho:
A bíblia diz que quando Davi assumiu o reinado em Israel, logo ele decide  buscar a Arca do Senhor que estava há muitos anos, longe do seu lugar, estava na casa de Abinadabe homem que tinha dois filhos Uzá e Aiô.
Davi então após uma congregação com todo povo de Israel, parte com boas intenções para buscar a Arca do Senhor da casa de Abinadabe, mas, leva a Arca de forma errada transportando-a sobre um carro novo com bois e, um dos filhos de Abinadabe (Uzá) é morto ao tocar na Arca com a ira de Deus. Moisés foi orientado por Deus para que construísse a Arca e que ela teria quatro argolas sendo duas em cada lado banhada a ouro e, que colocasse duas varas para que fosse carregada pelos levitas consagrados. Davi juntamente com todos, fica atemorizado com o ocorrido e sente que algo está errado.
Quantos estão hoje servindo a Deus com boas intenções porém de forma errada, em desobediência a palavra, em desonra para com o sacerdote, mentor, líder e discipulador. A conseqüência de tais atitudes é morte. Porque estão ouvindo conselhos errados, andando no meio de pessoas erradas. Ref.: João 10:10, Salmos 1: 1.
Diga para o irmão ao lado: Saia do meio dos pecadores, saia do meio dos escarnecedores, vive o reino de Deus com obediência aos seus princípios.
Naquele dia, a bíblia diz que Davi temeu ao Senhor dizendo: COMO TRAREI A MIM A  ARCA DE Deus? Ou seja: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR?
DIGA PARA SEU IRMÃO: Com temor e andando nos seus caminhos.
A palavra do Senhor diz no SALMO 128: 1 – Bem aventurado aquele que TEME ao senhor e ANDA NOS SEUS CAMINHOS. Com isso amado, tu e tua casa tudo te irá bem amém?

3)   A Arca do Senhor na Casa de Obede-Edom:
No versículo 13, a bíblia diz que Davi não levou a Arca à cidade de Davi; porém a fez retirar à casa de Obede-Edom o Geteu. E no versículo 14, diz que a Arca do Senhor ficou três meses em sua casa e o senhor abençoou a casa de Obede-Edom e TUDO QUANTO TINHA.
Quando  buscamos e desejamos a presença de Deus em nossa vida na nossa casa a bíblia diz que rio de água viva flui do nosso interior ( João 7:37-38).
E o que podemos vivenciar nessa palavra é que Obede-Edom recebe com amor e  reverência a Arca do Senhor ou seja; ele passa a priorizar a presença do Senhor na sua vida na sua casa. Ele entendeu a Visão, a visão de futuro; Ele passa a viver o principio de Deus conforme está escrito em MATEUS 6:33 e Deus, começa a se alegrar com as atitudes desse homem. Pois diz a palavra de Deus; alegra-te do Senhor e ele satisfará o desejo do seu coração (Salmos 37:4). 
Com isso, durante três meses que a arca do Senhor permaneceu em sua casa, Deus operou grandes maravilhas na sua vida na vida de sua família que poderemos apontar em três áreas:
·        A AREA SENTIMENTAL:
Antes, o que ele vivia junto com sua espôsa era, tristeza, pena, desprezo, ausência de afeto, diálogo, indiferenças pois só viviam momentos de angústia e sofrimentos. Agora Deus entra na vida desse homem e daquela mulher e restitui a alegria e o prazer da vida. Vida amorosa, afetiva e respeito. E os dois geram filhos, já não são mais estéreis. A bíblia diz que Obede-Edom teve oito filhos (I Crônicas 26:4-8), dos filhos de Obede-Edom, eles e seus filhos para o ministério do Senhor, foram 62. Aleluias.
·        A ÁREA MATERIAL:
Deus fez prosperar na vida material daquele homem e sua família pois vivia em terra assolada, deserta e improdutiva e, a bíblia diz que os mensageiros manda avisar a Davi dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por AMOR DA ARCA DE DEUS (II Samuel 6:12).
·        A ÁREA ESPIRITUAL:
Aquele que era desprezado, que era o menor agora está entre os maiores; o escravo foi abençoado; o pobre ficou rico - aleluias.
Obede-Edom tomou uma decisão quando vivenciou a presença e a gloria de Deus na sua vida e de sua família. O sacrifício vivo de adorar ao Senhor em espírito e em verdade, o fez um verdadeiro adorador daquele que transformou de forma sobrenatural toda sua vida e família; Deus. Decidiu viver na presença do Senhor continuamente ele e toda sua família; glórias a Deus. Porque a palavra do Senhor diz que Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23) e, ele se tornou esse adorador de Deus. A bíblia diz que Obede-Edom se envolveu intensamente no santuário de Deus a qual citaremos aqui:
·        Passou a ser um porteiro do santuário do Senhor ( I Crônicas 15: 17-18);
·        Passou a ser músico  ( I Crônicas 15: 19-21);
·        Passou a ser guardião da Arca do Senhor ( I Crônicas 15: 24);
·        Passou a ser Ministro de adoração ( I Crônicas 16:4-5 );
·        Passou  a ser Líder de sessenta e oito pessoas  ( I Crônicas 16:37-38 );
·        Passou a ser um tesoureiro do ouro e da prata que pertencia ao Santuário do Senhor ( II Crônicas 25:24).

CONCLUSÃO.
Quero lhe dizer que Deus tem um propósito em sua vida, em nossas vidas, ele quer que sejamos verdadeiros adoradores, e quando nos quebrantamos e abrimos nossos corações na sua presença, ele opera maravilhas, milagres e prodígios em nossas vidas. Deus nos faz sair do monturo e nos faz assentar em lugares de príncipe; ele nos faz ser cabeça e não calda; faz do homem solitário viver em família; faz descer a chuva, a temporã e a serôdia;faz encher nossos celeiros e transbordar nossos lagares enfim, ele nos faz prosperar em tudo; assim como ele transformou a vida de Obede-Edom e toda sua família em todas áreas de sua vida tanto sentimental que é o tratamento da alma através da cura e libertação, na vida material, porque quando estamos fortalecidos no espiritual também vivemos bem o material e espiritual.
Antes de ter a presença do Senhor em sua vida aquele homem não era nada, sem valor,era um escravo mas, depois que deixou a presença do Senhor entrar na sua casa , na sua vida, passou a ser um homem próspero em tudo.
Deus nessa noite quer te fazer um novo homem, quer te fazer próspero, e hoje ele te chama para que você venha até ele com o coração quebrantado para realizar uma grande transformação na sua vida. Tudo que você está passando, seja dificuldades de relacionamentos, financeiro, enfermidades, problemas na família em geral, eu quero lhe fazer um convite, saia do seu lugar e venha ao encontro com Deus que está ministrando essas palavras na sua vida e aceite-o como Senhor Jesus, salvador da sua vida e a partir dessa sua atitude você venha receber as promessas que Deus tem de bênçãos e prosperidade na sua vida e na vida de sua família.  
                                                             
                                 Pastor Adalberto Batista de Paula
                        Missão Evangélica El Shaddai - culto dia 13/02/2011

4 comentários:

  1. Deus faloú muito comigo eu quero ser diferente apartir de hoje a paz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ME AJUDOU MUITO

    ResponderExcluir